Autodidatismo Eu Defendo !

Saturday, October 22, 2005

A sociedade pós-capitalista

"O primeiro impacto da nova tecnologia de aprendizado será sobre a educação universal. Através dos tempos, as escolas, em sua maioria, gastaram horas intermináveis tentando ensinar coisas que eram melhor aprendidas do que ensinadas, isto é, coisas que são aprendidas de forma comportamental e através de exercícios, repetição e feedback. Pertencem a esta categoria todas as matérias ensinadas no primeiro grau, mas também muitas daquelas ensinadas em estágios posteriores do processo educacional. Essas matérias - seja ler e escrever, aritmética, ortografia, história, biologia, ou mesmo matérias avançadas como neurocirurgia, diagnóstico médico e a maior parte da engenharia - são melhor aprendidas através de programas de computador. O professor motiva, dirige, incentiva. Na verdade, ele passa a ser um líder e um recurso.
Na escola de amanhã os estudantes serão seus próprios instrutores, com programas de computador como ferramentas. Na verdade, quanto mais jovens forem os estudantes, maior o apelo do computador para eles e maior o seu sucesso na sua orientação e instrução. Historicamente, a escola de primeiro grau tem sido totalmente intensiva de mão-de-obra. A escola de primeiro grau de amanhã será fortemente intensiva de capital.
Contudo, apesar da tecnologia disponível, a educação universal apresenta tremendos desafios. Os conceitos tradicionais de educação não são mais suficientes. Ler, escrever e aritmética continuarão a ser necessários como hoje, mas a educação precisará ir muito além desses itens básicos. Ela irá exigir familiaridade com números e cálculos; uma compreensão básica de ciência e da dinâmica da tecnologia; conhecimento de línguas estrangeiras.
(Peter Drucker, A sociedade pós-capitalista)


Fabiano Oliveira

MSN: poetafab@hotmail.com

Yahoo: poetafab@yahoo.com.br

ICQ: 264710791

Clique Aquí http://www.livrodevisitas.com.br/ler.cfm?id=107702
e Deixe Uma Mensagem em Meu Livro de Visitas.



Para Pesquisar Assuntos dos Blogs Basta clicar Aqui http://blogsearch.google.com/
e buscar por poetafab ou pelo assunto que deseja.

http://geocities.yahoo.com.br/poetafab

http://br.groups.yahoo.com/group/equilibrioconsciente
Entre no Grupo de Discussão.

www.poetafab.blogspot.com

www.humanopoder.blogspot.com

www.poetafab1.flogbrasil.terra.com.br

www.ufoempirico.blogspot.com

www.1grau.com/poetafab

www.rumineagora.blogspot.com

www.linkadofab.blogspot.com

www.conjectural.blogspot.com

www.psieulouco.blogspot.com

www.euamolivros.blogspot.com

Minha Página no ORKUT
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=5830788098957591793

www.autodidatismo.blogspot.com

0 Comments:

<< Home